Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Caça Promoções

O dia a dia de um Blogger em que o seu Lifestyle é Partilhar e Poupar!

Iogurtes Gregos - Artigo Deco (ainda eu não era Blog :) )

Um artigo de 12 de Outubro:

 

Cuidadinho com a gordura!{#emotions_dlg.tongue}

 

http://www.deco.proteste.pt/alimentacao/produtos-alimentares/noticia/iogurte-grego-com-mais-gordura-do-que-o-tradicional

 

 

"Notícias

Iogurte grego com mais gordura do que o tradicional

12 Outubro 2012
Iogurte grego com mais gordura do que o tradicional

Mais caro do que as versões clássicas, o iogurte grego apresenta também doses suplementares de gordura.

 

O iogurte grego é uma tentação para os apreciadores de texturas cremosas. O reverso da medalha é o seu valor calórico, que aconselha moderação no consumo. Analisámos 11 iogurtes gregos naturais e comparámo-los com os clássicos. Os números são esclarecedores: os iogurtes gregos naturais têm cerca de 2,5 vezes mais calorias do que um iogurte natural e o grego açucarado cerca de 1,5 vezes mais calorias face ao natural açucarado.

Para quem se preocupa com a silhueta, ou deseje reduzir na gordura saturada, o melhor é optar pela versão 0%, sem gordura, ou pelos iogurtes clássicos. Se, mesmo assim, não prescindir do iogurte grego, o melhor é consumir com moderação.

O iogurte grego apresenta-se com vários sabores, com adição ou não de açúcar e os “0%”, referindo-se neste caso à gordura. Verificámos o que o distingue em termos nutricionais dos clássicos. Comparámos o sabor natural na versão normal, açucarada e magra.

 

Analisámos 11 iogurtes gregos naturais e comparámo-los com os clássicos. No geral, o sabor agrada, mas são caros e mais calóricos. Analisámos 11 iogurtes gregos naturais e comparámo-los com os clássicos. No geral, o sabor agrada, mas são caros e mais calóricos.

O triplo da gordura

Os iogurtes gregos naturais têm, em média, um valor energético de 119 quilocalorias por 100 gramas e os açucarados 143 quilocalorias por 100 gramas. Na mesma relação de valores, um iogurte natural tem 50 e um iogurte natural açucarado, 105. Esta diferença calórica deve-se, sobretudo, ao teor em gordura, muito mais elevada no iogurte grego. No grego natural o valor médio situa-se nos 9,5 gramas por 100 gramas. Já no grego natural açucarado, o valor é de 9 gramas por 100 gramas. Comparando ao iogurte natural clássico, o teor médio foi de 1,5 gramas por 100 gramas e no natural açucarado, de 3,3 gramas por 100 gramas.

Conclusão: o iogurte grego natural tem mais 6,3 gramas de gordura face ao iogurte natural e o iogurte grego natural açucarado 3 vezes mais de gordura. Trata-se de gordura sobretudo saturada, de origem animal. Os teores de hidratos de carbono entre os dois tipos de iogurte são semelhantes.

Analisamos ainda o iogurte grego Total 0%, da Fage. O teor em gordura é inferior a 0,1 gramas por 100 gramas e o valor calórico de 59 quilocalorias por 100 gramas. A gordura é semelhante a outros iogurtes naturais magros: estes apresentam 0,1 gramas por 100 gramas e 42,5 quilocalorias. O valor calórico mais elevado do grego deve-se à proteína.

 

Iogurte grego Total 0%, da Fage, com menos gordura e calorias, mas com textura menos cremosa.Iogurte grego Total 0%, da Fage, com menos gordura e calorias, mas com textura menos cremosa.

Iogurte com textura de creme

Realizámos ainda uma prova organoléptica. Os iogurtes distinguiram-se sobretudo pela textura cremosa, característica que se deve às natas que entram na sua composição. O Iogurte Grego Total 0%, da Fage, sem natas, obteve uma classificação mais baixa, dado ter sido penalizado pela falta de cremosidade.

Os iogurtes gregos, normais ou açucarados, custam entre 35 e 65 cêntimos por 125 gramas. Um iogurte natural, normal ou açucarado, pode custar cerca de metade: entre 17 e 57 cêntimos. Na versão magra, o iogurte grego 0% analisado custa € 1,07, uma alternativa cara face ao intervalo de 32 a 35 cêntimos de um iogurte magro."