Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Caça Promoções

O dia a dia de um Blogger em que o seu Lifestyle é Partilhar e Poupar!

Combustíveis já custam menos do que no início do ano

Artigo completo abaixo:
 
 
"Preços

Combustíveis já custam menos do que no início do ano

 

O site da DGEG mostra que o preço da gasolina e do gasóleo está agora mais barato do que em Janeiro.

O preço de referência do gasóleo desceu esta madrugada um cêntimo na Galp. Nos postos da petrolífera nacional um litro de 'diesel' custa agora 1,449 euros, enquanto a gasolina vale os mesmos 1,609 euros que na semana passada, apurou o Económico. Cepsa, Repsol e BP ainda não mexeram nos preços esta semana. No entanto é previsível que os preços desçam nos seus postos, tendo em conta a desvalorização dos produtos refinados nos mercados internacionais.

Nos denominados postos de marca branca os preços também desceram, disse fonte do sector ao Económico. Mas aqui, os preços praticados são inferiores. Um litro de gasolina custa cerca de 1,499 euros, enquanto o 'diesel' vale 1,359 euros por litro.

Feitas as contas, e segundo dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), relativos a 2.619 postos no Continente, o preço médio de referência do litro de gasóleo em Portugal está actualmente em 1,398 euros, enquanto o preço da gasolina ronda os 1,551 euros por litro. Nos primeiros dias de Janeiro, o gasóleo custava em média 1,420 euros por litro, enquanto a gasolina 95 era comercializada a 1,555 euros por litro, segundo a mesma fonte.

Isto quer dizer que os portugueses já estão a pagar menos para atestar um depósito do que no início do ano. Uma situação que só aconteceu em 2008, um ano atípico para os combustíveis, que marcou a história das escaladas e subida de preços do crude, que chegou a ultrapassar a barreira dos 147 dólares por barril.

O consumo de combustíveis rodoviários tem sido bastante afectado pelo contexto económico, tendo recuado 13,1% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao período homólogo, de acordo com o último relatório da Autoridade da Concorrência (AdC). Só no gasóleo e na gasolina a descida foi de 10,7% e 9,1%, respectivamente.

O relatório da AdC destaca, ainda, as diferenças de preços entre os postos geridos por hipermercados e os das quatro principais empresas petrolíferas. No terceiro trimestre deste ano as diferenças apresentadas ficaram na ordem dos 12,4 cêntimos por litro tanto no gasóleo como na gasolina, numa altura em que as marcas brancas conseguiram passar de uma quota de mercado de 20% para 30%.

Quanto à comparação com os preços na União Europeia a 27, no terceiro trimestre Portugal ficou no quinto lugar no ranking dos preços médios da gasolina antes do imposto e no terceiro lugar no gasóleo. Com impostos à mistura - IVA e ISP representam mais de metade do custo da gasolina cobrado ao consumidor - Portugal fica no 10º lugar no ‘ranking' das gasolinas mais caras e 11º na tabela dos gasóleos."